segunda-feira, 23 de agosto de 2010

UNIDADE DA UFERSA-UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO EM CARAÚBAS

Atenção, abrir em uma nova janela. ufersa_caraubasA Região do Médio Oeste Potiguar agora conta com uma unidade da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Na noite do dia 16 de agosto de 2010 (segunda-feira), o município de Caraúbas fez festa para receber a instalação da UFERSA Caraúbas considerada pelo prefeito do município Ademar Ferreira da Silva um marco histórico na área da educação. A instalação do novo campus integra o projeto de expansão da Universidade do Semi-Árido. “Graças ao esforço coletivo, o desenvolvimento futuro de Caraúbas terá coJustificarmo marco o antes e o depois da instalação da UFERSA”, afirmou o prefeito Ademar Ferreira.

A população caraubense prestigiou a instalação da universidade ocorrida na Casa da Comunidade, com a presença de autoridades municipais da região. Na ocasião, o reitor da Universidade Federal do Semi-Árido, professor Josivan Barbosa, deu posse ao primeiro diretor da UFERSA Caraúbas, o professor doutor Roberto Vieira Pordeus.

“Trago comigo o sentimento de gratidão por ter recebido a credibilidade e a confiabilidade do magnífico reitor, professor Josivan Barbosa, de assumir mais este desafio. Trago também a experiência de ter implantado a UFERSA Angicos, um sonho que se transformou em realidade para muitos jovens da região do semiárido”, afirmou o professor Pordeus, acrescentando a importância do ensino superior como meio de inclusão social. O novo diretor, ao falar aos caraubenses, foi buscar em Paulo Freire palavras de estímulo aos novos universitários ao afirmar que “a consolidação do sonho da educação se faz caminhando”.

Josivan Barbosa também agradeceu ao povo de Caraúbas pela recepção direcionada a instalação da UFERSA. “Quero também parabenizar aos novos universitários e a seus pais também pela conquista do ingresso numa universidade pública e de qualidade”, afirmou o reitor.

CONQUISTA – Para os cem estudantes que conseguiram entrar na Universidade Federal Rural do Semi-Árido no campus de Caraúbas, no curso de Ciência e Tecnologia, o momento é de muitas expectativas com relação ao início das aulas que começam oficialmente hoje, 17, na Escola Antônio Carlos.

Para Sonagno Paiva de Oliveira, de 20 anos, a aprovação representa além de melhores perspectivas com o futuro o encurtamento de distâncias. “Sou de Olho d’Água do Borge, então, não terei que me deslocar para estudar em Mossoró ou Natal. Mas, o bom mesmo, acredito, é ter futuramente um bom emprego”, afirmou.

Para a estudante caraubense Jéssica Mendes, de 17 anos, entrar na universidade representa uma realização pessoal e o começo da profissional. “Acredito que a UFERSA Caraúbas trará grandes avanços para os jovens da minha cidade”, opinou.

Para o reitor Josivan Barbosa a instalação da UFERSA Caraúbas representa mais oportunidade para os jovens do semiárido. “Estamos hoje dando nova oportunidade para 100 jovens com a esperança de muito em breve essa oportunidade ser multiplicada”.

DESAFIO – A UFERSA Caraúbas nasce com o desafio da construção do Campus do Médio Oeste. Orçado em R$ 22 milhões, o governo federal já garantiu para 2011, a liberação de R$ 15 milhões. O campus da UFERSA Caraúbas terá a mesma estrutura do Campus da UFERSA Angicos que se encontra em fase de conclusão.

SEDE PROVISÓRIA – A partir da noite de hoje, 16, a Escola Estadual Antônio Carlos irá abrigar a UFERSA Caraúbas. A exemplo de Angicos, a unidade de Caraúbas funcionará provisoriamente nessa escola, cedida em sistema de parceria, até que o campus da UFERSA do Médio Oeste seja construído. Inicialmente, a UFERSA Caraúbas irá ocupar três salas da Escola Estadual Antônio Carlos.

Assessoria de Comunicação com informações da Assessoria da UFERSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Marilia Jullyetth Bezerra das Chagas, natural de Apodi-RN, nascida a XXIX - XI - MXM, filha de José Maria das Chagas e de Maria Eliete Bezerra das Chagas, com dois irmãos: JOTAEMESHON WHAKYSHON e JOTA JÚNIOR. ja residi nas seguintes cidades: FELIPE GUERRA, ITAÚ, RODOLFO FERNANDES, GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO e atual na cidade de Apodi. Minha primeira escola foi a Creche Municipal de Rodolfo Fernandes, em 1985, posteriormente estudei em Governador Dix-sept Rosado, na no CAIC de Apodi, Escola Estadual Ferreira Pinto em Apodi, na Escola Municipal Lourdes Mota. Conclui o ensino Médio na Escola Estadual Professor Antonio Dantas, em Apodi. No dia 4 de abril comecei o Ensino Superior, no Campus da Universidade Fderal do Rio Grande do Norte, no Campus Central, no curso de Ciências Econômicas. Gosto de estudar e de escrever. Amo a minha querida terra Apodi, porém, existem muitas coisas erradas em nossa cidade, e parece-me que quase ninguém toma a iniciativa de coibir tais erros. Quem perde é a população.

CONTADOR DE VISITAS