RN AQUI
segunda-feira, 23 de agosto de 2010
CAMPUS DA UFERSA NA CIDADE DE ANGICOS-RN
2º DIRETOR DO CAMPUS DA UFERSA EM ANGICOS
O novo diretor de Angicos é professor concursado da UFERSA sendo Mestre e Doutor em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A solenidade entrou para a história da UFERSA Angicos como a primeira transmissão de cargo realizada no campus Sertão Central da Universidade do Semi-Árido.
O professor Edcarlos ocupará o cargo até que seja completado o período de indicação pro tempo – dois anos – iniciado com a indicação do professor Roberto Pordeus. Depois desse período, o diretor é escolhido por eleição direta pela comunidade acadêmica.
Para o novo diretor da UFERSA Angicos, professor Edcarlos Leite, assumir a direção da universidade representa mais um desafio e ao mesmo tempo maior comprometimento com a Universidade do Semi-Árido. “Agradeço a confiabilidade do reitor Josivan Barbosa e me comprometo direcionar todo o meu empenho para consolidar cada vez mais o nome na UFERSA Angicos que tem os seus estudantes como a maior razão ao oferecer ensino público e de qualidade”, frisou.
O professor Edcarlos Leite também reconheceu o trabalho realizado pelo professor Roberto de Pordeus. “A exemplo do professor Pordeus, espero contar com o empenho de toda sociedade angicana – Prefeitura, Câmara, Secretaria de Educação – Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Emater – e, principalmente com o apoio dos alunos e professores”, afirmou.
DESPEDIDA - “Uma universidade se faz com alunos e professores”. Com essas palavras, o professor Roberto Pordeus, resumiu toda a sua trajetória frente à direção da UFERSA Angicos, que começou a funcionar num prédio cedido pela igreja, mas que a partir de agosto ganhará sede própria num campus amplo e moderno. O professor Pordeus também fez questão de agradecer todo o apoio e colaboração da sociedade angicana que sempre apoiou para que a UFERSA Angicos se tornasse uma realidade na região.
“Começamos com apenas uma sala de aula, mas a comunidade de Angicos sempre acreditou no potencial da UFERSA para o desenvolvimento do município e da região”, afirmou. Pordeus também agradeceu o apoio de toda equipe técnico administrativa, bem como dos demais professores e estudantes da UFERSA Angicos.
NOVOS CURSOS - A criação de novos cursos é o novo desafio para comunidade acadêmica de Angicos. A opinião é do reitor da UFERSA, professor Josivan Barbosa, durante solenidade de posse do novo diretor, professor Edcarlos Alves Leite, realizada na última sexta-feira, 16. “Acredito que para o próximo ano poderemos trabalhar com a possibilidade de instalação de dois novos cursos”, informou o reitor, sinalizando para um curso de engenharia e outro de direito.
Segundo o professor, Josivan Barbosa, a região do sertão central a partir de agosto, com a inauguração das novas instalações da UFERSA Angicos, novos cursos poderão ser criados. O reitor solicitou o empenho dos professores para que se empenhem na elaboração de projetos para serem encaminhados ao Ministério da Educação no próximo ano. Durante a solenidade, o professor comemorou a publicação na semana passada de portaria para a contratação, via concurso público, de mais 20 novos professores efetivos para UFERSA Angicos.
Josivan Barbosa enalteceu ainda o potencial da UFERSA Angicos que hoje conta com mais de 450 alunos. “Não precisamos de propaganda. A qualidade dos nossos professores é o que temos de melhor e o mais importante é que os alunos reconhecem e procuram a nossa universidade”, disse o reitor.
Josivan Barbosa explicou que a mudança na direção do Campus Angicos é fundamental para que toda a comunidade possa ter em mente o futuro da Universidade Federal do Semi-Árido. O reitor aproveitou para fazer uma breve retrospectiva sobre o processo de expansão da UFERSA. “A aprovação de um campus não é fácil e também são muitas as dificuldades para fazer funcionar”, externou.
Na ocasião, o reitor agradeceu a coragem e o comprometimento do professor Roberto Pordeus ao aceitar o desafio para comandar a instalação da UFERSA Angicos. “Quero agradecer em nome da Universidade o seu trabalho e a dedicação por ter gerenciado a instalação da UFERSA Angicos ainda em sede provisória. O professor Pordeus é exemplo de servidor público”, afirmou.
Para suceder o professor Pordeus, o reitor Josivan Barbosa informou que não nomearia nenhum outro profissional que não fosse dos quadros da UFERSA Angicos. “Tenho plena convicção que o professor Edcarlos dará continuidade ao trabalho que vinha sendo realizado pelo professor Pordeus com o mesmo êxito e dedicação”, finalizou.FONTE: SITE DA UFERSA
CAMPUS DA UFERSA EM ANGICOS
A instalação do Campus vai facilitar o acesso ao ensino superior gratuito de jovens da microrregião de Angicos, que possui oito municípios, e de outras quatro microrregiões próximas: Serra de Santana, Vale do Açu, Macau e Baixa Verde, somando um total de 34 municípios.
O Campus da Ufersa em Angicos está situado numa área de 160 hectares e fica a um quilômetro do centro da cidade, na estrada Angicos/Rio Velho.
A previsão para o início do funcionamento é a partir do segundo semestre de 2009. Durante este primeiro semestre, o Campus funcionará provisoriamente no Educandário Padre Félix, na paróquia São José dos Angicos, com um total de 120 alunos cursando o Bacharelado em Ciência e Tecnologia.
FONTE: JORNAL O MOSSOROENSE (17/10/1872)
UNIDADE DA UFERSA-UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO EM CARAÚBAS
A Região do Médio Oeste Potiguar agora conta com uma unidade da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Na noite do dia 16 de agosto de 2010 (segunda-feira), o município de Caraúbas fez festa para receber a instalação da UFERSA Caraúbas considerada pelo prefeito do município Ademar Ferreira da Silva um marco histórico na área da educação. A instalação do novo campus integra o projeto de expansão da Universidade do Semi-Árido. “Graças ao esforço coletivo, o desenvolvimento futuro de Caraúbas terá como marco o antes e o depois da instalação da UFERSA”, afirmou o prefeito Ademar Ferreira.
Para Sonagno Paiva de Oliveira, de 20 anos, a aprovação representa além de melhores perspectivas com o futuro o encurtamento de distâncias. “Sou de Olho d’Água do Borge, então, não terei que me deslocar para estudar em Mossoró ou Natal. Mas, o bom mesmo, acredito, é ter futuramente um bom emprego”, afirmou.
Para a estudante caraubense Jéssica Mendes, de 17 anos, entrar na universidade representa uma realização pessoal e o começo da profissional. “Acredito que a UFERSA Caraúbas trará grandes avanços para os jovens da minha cidade”, opinou.
Para o reitor Josivan Barbosa a instalação da UFERSA Caraúbas representa mais oportunidade para os jovens do semiárido. “Estamos hoje dando nova oportunidade para 100 jovens com a esperança de muito em breve essa oportunidade ser multiplicada”.
DESAFIO – A UFERSA Caraúbas nasce com o desafio da construção do Campus do Médio Oeste. Orçado em R$ 22 milhões, o governo federal já garantiu para 2011, a liberação de R$ 15 milhões. O campus da UFERSA Caraúbas terá a mesma estrutura do Campus da UFERSA Angicos que se encontra em fase de conclusão.
SEDE PROVISÓRIA – A partir da noite de hoje, 16, a Escola Estadual Antônio Carlos irá abrigar a UFERSA Caraúbas. A exemplo de Angicos, a unidade de Caraúbas funcionará provisoriamente nessa escola, cedida em sistema de parceria, até que o campus da UFERSA do Médio Oeste seja construído. Inicialmente, a UFERSA Caraúbas irá ocupar três salas da Escola Estadual Antônio Carlos.
Quem sou eu
- Jullyetth Bezerra
- Marilia Jullyetth Bezerra das Chagas, natural de Apodi-RN, nascida a XXIX - XI - MXM, filha de José Maria das Chagas e de Maria Eliete Bezerra das Chagas, com dois irmãos: JOTAEMESHON WHAKYSHON e JOTA JÚNIOR. ja residi nas seguintes cidades: FELIPE GUERRA, ITAÚ, RODOLFO FERNANDES, GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO e atual na cidade de Apodi. Minha primeira escola foi a Creche Municipal de Rodolfo Fernandes, em 1985, posteriormente estudei em Governador Dix-sept Rosado, na no CAIC de Apodi, Escola Estadual Ferreira Pinto em Apodi, na Escola Municipal Lourdes Mota. Conclui o ensino Médio na Escola Estadual Professor Antonio Dantas, em Apodi. No dia 4 de abril comecei o Ensino Superior, no Campus da Universidade Fderal do Rio Grande do Norte, no Campus Central, no curso de Ciências Econômicas. Gosto de estudar e de escrever. Amo a minha querida terra Apodi, porém, existem muitas coisas erradas em nossa cidade, e parece-me que quase ninguém toma a iniciativa de coibir tais erros. Quem perde é a população.